Teoria de Caos: Gerador do Conjunto de Mandelbrot

Quando eu já li sobre o conjunto de Mandelbrot, eu simplesmente precisei escrever um applet para gerá-lo. Deve ser um dos milhares. Provavelmente não é o melhor. [English] [PDF]


Uma imagem do Conjunto de Mandelbrot, gerada pelo applet gerador de Robert John Morton. Mas para mim, este não era o ponto. O ponto para mim era ver esta im­agem complexa materializar-se de código tão simples. O meu fascínio veio da minha consciência de que esta complexidade nasceu não de uma ob­scura e incompreensível forma de matemática ou programação extrava­gante, mas foi o resultado de um simples processo iterativo, que exibiu um fenômeno incrível que é tecido na natureza fundamental dos números.

Neste applet, o eixo x corre de −2,2 a +1,2 e o eixo y corre de −1,3i a +1,3i. Você pode ampliar a cobertura por alterar as constantes XMAX, YMAX, XBIAS e YBIAS no código-fonte Java e depois recompilar-a. Você pode explorar diferentes partes do conjunto Mandelbrot em diferentes escalas de ampliação por alterar adequadamente essas mesmas constantes.

Primeiro criei protótipo do meu gerador do Conjunto de Mandelbrot no QuickBASIC. Eu então o desenvolvi mais em C antes de Java materializou como o idioma da Web.

Se, com o Microsoft Windows, aparece uma caixa de segurança dizendo que o aplicativo foi bloqueado porque não é confiável, clique aqui. Se você receber mensagens de aviso com o Linux, clique aqui.


© novembro 1997 Robert John Morton | ANTE | PROX